Som e tonalidade



Som é tudo quanto podemos escutar – até mesmo aquele da buzina da moto do entregador de pizza. A voz humana quando falada, o ronco de um motor ou um trovão são sons simples e puros. Mas existem alguns sons com uma particularidade especial; tonalidade. Sons com uma variação de tom tornam possível a existência da música. Sem a diferença de tons não há melodia.
Quando falamos não emitimos tonalidade e, no entanto, cantamos ao produzir sons com a variação de tons.

Timbre


A identidade sonora. Ninguém é capaz de confundir o som de uma arpa com aquele do giz passando no quadro nego. Portanto, cada som teu seu timbre e ele é quem caracteriza cada som.

timbre é quem difere o som de uma guitarra de um violino, mesmo que eles toquem o mesmo tom. Também serve para distinguir a voz de uma pessoa. Considere ainda que, por parecidas que sejam duas vozes, há discriminação técnicas entre elas. Não é á toa que existem muitos equipamentos de segurança por reconhecimento da voz.

Clareza


Quer aprender a cantar mas sabe falar? Uma propriedade fundamental da voz é a clarividência. Se você fala e por três ou quatro vezes a outra pessoa não entende e pede para repetir não quer dizer necessariamente que ela seja surda. Você pode não estar pronunciando bem o que fala. Veja essa:

Dois sujeitos que não se entendiam se cruzaram:
– Oi Fulano, tu vais pescar?
– Não Cicrano, eu vou pescar.
– Ah bom. Eu pensei que fosse pescar.
Se bem que nesse caso, os dois eram surdos mesmo.